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06 dez 24 08:00

Abaixo da média, Brasil fica entre os piores em ranking global de matemática

Esta é a primeira vez que o Brasil participa do ranking do Timss, que avalia o desempenho de estudantes do 4º e 8º anos do ensino fundamental

O Brasil está entre os piores países em ranking global que apresenta o desempenho de estudantes do 4º e 8º anos do ensino fundamental na área de matemática.

De acordo com o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss, em inglês), divulgado nesta quarta-feira (4), no 8º ano, o Brasil ficou à frente apenas de Marrocos, com média de 378 pontos.

São resultados piores que os apresentados por países como Irã, África do Sul e Malásia.

 

No caso do 4º ano, o cenário brasileiro no aprendizado em matemática segue crítico. Entre os 58 países avaliados, o Brasil está na 55ª posição, à frente apenas de três participantes: Marrocos, Kuwait e África do Sul.

Confira abaixo a comparação entre as médias internacionais e os resultados do Brasil:

 

Matemática – 4º ano

Média interacional: 503

Brasil: 400

Matemática – 8º ano

Média interacional: 478

Brasil: 378

Nos dois casos, o Brasil está abaixo da média internacional, demonstrando uma compreensão básica de matemática.

 

Desempenho por estado

O Rio Grande do Sul é o estado com as melhores médias de proficiência em matemática para os estudantes do 4º e 8º ano, de acordo com o estudo.

O resultado mostrou que o estado gaúcho teve média de 455,4 na proficiência em matemática no 4º ano, acima da média nacional de 400. Em relação aos estudantes do 8º ano, o estado teve 414,3 pontos.

 

Participação no ranking

As provas do Timss são aplicadas a cada quatro anos, desde 1995. Esta é a primeira vez que o Brasil participa. Confira os rankings:

Matemática – 4º ano

Singapura – 615

Taiwan – 607

Coreia do Sul – 594

Hong Kong – 594

Japão – 591

Macau – 582

Lituânia – 561

Turquia – 553

Inglaterra – 552

Polônia – 546

Irlanda – 546

Romênia – 542

Holanda – 537

Letônia – 534

Noruega – 531

República Checa – 530

Suécia – 530

Bulgária – 530

Finlândia – 529

Austrália – 525

Alemanha – 524

Dinamarca – 524

Sérvia – 523

Bélgica – 521

Hungria – 520

Portugal – 517

Estados Unidos – 517 

Chipre – 516 

Eslováquia – 515

Eslovênia – 514 

Itália – 513 

Armênia – 513 

Albânia – 512 

Canadá – 504 

Espanha – 498 

Emirados Árabes Unidos – 498 

Geórgia – 498 

Azerbaijão – 494 

Nova Zelândia – 490

Bélgica – 489 

Cazaquistão – 487 

França – 484 

Montenegro – 477 

Macedônia do Norte – 474

Catar – 464 

Bahrein – 462 

Kosovo – 451 

Bósnia e Herzegovina – 447 

Chile – 444 

Uzbequistão – 443 

Jordânia – 427 

Omã – 421 

Irã – 420 

Arábia Saudita – 420 

Brasil – 400 

Marrocos – 393 

Kuwait – 382 

África do Sul – 362 

Matemática – 8º ano

Singapura – 605

Taiwan – 602

Coreia do Sul – 596

Japão – 595

Hong Kong – 575

Inglaterra – 525 

Irlanda – 522

República Checa – 518

Suécia – 517 

Lituânia – 514 

Áustria – 512 

Austrália – 509

Turquia – 509 

Hungria – 506 

Finlândia – 504

Noruega – 501

Itália – 501

Malta – 499 

Romênia – 496

Chipre – 494

Emirados Árabes Unidos – 489

Estados Unidos – 488

Israel – 487

Azerbaijão – 479

França – 479

Portugal – 475 

Geórgia – 467

Cazaquistão – 454

Catar – 451

Bahrein – 426

Irã – 423

Uzbequistão – 421

Chile – 416 

Omã – 411

Malásia – 411 

Kuwait – 399

Arábia Saudita – 397 

África do Sul – 397

Jordânia – 388 

Palestina – 382 

Brasil – 378

Marrocos – 378 

O Timss é organizado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA). Os dados permitem comparações entre países ao longo do tempo, oferecendo uma visão global do desempenho educacional.

O estudo também mostra os conhecimentos de estudantes do 4º e 8º anos do ensino fundamental em ciências, além de analisar os contextos de aprendizagem.


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