Pareceres e orientações
10 dez 21 10:20

Suporte de departamento de pessoal e de contabilidade para instituições de ensino: a especialização é imprescindível

Como gestor ou gestora escolar, você sabe que as escolas têm necessidades específicas quando falamos de serviços contábeis, em sentido amplo; por exemplo: em relação ao departamento de pessoal, os salários dos professores são calculados de forma muito diferente da maioria dos outros colaboradores, e consequentemente as folhas de pagamento são bem mais complexas.

Uma das razões é que a norma principal que trata das relações trabalhistas, a famosa “CLT”, ou Convenção das Leis do Trabalho, dedica um trecho específico para a categoria, com diversas regras diferenciadas.

Além disto, as negociações sindicais e os acordos ou convenções coletivas costumam ser extensos, com numerosas cláusulas. Como exemplo, lembramos que até em relação aos desligamentos (rescisões), é necessário atentar para a melhor época do ano, sob risco de transtornos e prejuízos.

Com o eSocial, que trouxe a necessidade de enviar as informações aos órgãos públicos de forma totalmente digitalizada e praticamente em tempo real, os desafios se tornaram ainda maiores.

Isto tudo sem falar nos aspectos contábeis e fiscais, propriamente ditos, que devem ainda ser levados em consideração na hora de escolher quem lhe dará suporte.

Basta lembrar que anualmente as escolas devem elaborar planilhas que servirão de instrumentos para ajudara a definir os valores dos encargos educacionais para o período seguinte; essa é uma imposição legal, também.

Entretanto, quando você conta com uma equipe que se dedica à sua realidade empresarial, é possível mudar o foco e entender as planilhas como instrumentos de diagnóstico econômico e financeiro imprescindíveis para você, e não apenas uma mera exigência burocrática.

Assim, se pretende maior tranquilidade e segurança em suas rotinas diárias como empresário ou empresária do ensino particular, sugerimos ter em mente que na maior parte das vezes, em uma realidade tão complexa quanto a de hoje, ter interlocutores capacitados e habituados às suas obrigações administrativas é uma grande vantagem.

Por Álvaro Soares – Economista e contabilista da RF&A Contabilidade (Grupo Ricardo Furtado), em 10//12/21