Secretaria de Educação do Rio abriu consulta pública para ouvir a população sobre proibição do o uso de celulares em escolas
A Secretaria Municipal de Educação divulgou o resultado da consulta pública sobre a proibição de celulares nas escolas. Após mais de um mês, a secretaria recebeu mais de 10 mil comentários. Foram 83% de respostas a favor da proibição do uso do aparelho e 6% contrárias. E 11% das respostas foram parcialmente favoráveis.
Desde agosto, o uso do aparelho é proibido nas salas de aula do Rio de Janeiro. Eles só são permitidos com autorização dos professores, para serem usados como ferramenta de ensino. Vários países já implementaram a medida.
Na opinião de especialistas, o uso de telefone celular no ambiente escolar prejudica a aprendizagem, concentração e a saúde dos estudantes.
“Números que mostram o grande interesse por essa discussão e o quanto a sociedade está consciente da importância e urgência que esse problema precisa ser enfrentado. Fica cada vez mais claro que aprendizagem e interação humana devem ser o centro da escola e não o celular. Ninguém é contra o uso da tecnologia na educação, mas ela precisa ser utilizada de forma consciente e responsável”, disse o secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha.
O próximo passo da Secretaria é analisar todas as contribuições recebidas, consolidar os dados e estudar as novas medidas a serem tomadas.
Estudos sobre banimento de celular em escolas
O banimento leva em consideração diversos estudos. O mais recente foi o do PISA, a maior avaliação mundial de estudantes e realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Os dados com base no PISA revelaram que 65% dos alunos relataram que ficam distraídos com o uso de dispositivos digitais em pelo menos algumas aulas de matemática. A proporção ultrapassou 80% na Argentina, Brasil, Chile, Finlândia, Uruguai, entre outros países.
Além disso, 45% dos alunos relataram disseram que se sentem nervosos ou ansiosos se os telefones não estão perto, nos países da OCDE.
Fonte: G1, acesso em 23/01/24