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31 ago 22 08:30

Seduc/PI prioriza a atuação do psicólogo escolar e lança mão de estratégias individuais e coletivas para conseguir garantir uma boa saúde mental nas instituições

A notícia abaixo, publicada na rede de informações pela Secretaria Estadual de Educação do estado do Piauí, trata do Psicólogo Escolar e sua importância no contexto educacional. Apesar de falar especificamente da atuação desse profissional na escola pública, a notícia corrobora com o pensamento do Dr. Ricardo Furtado, em seu livro O PSICÓLOGO ESCOLAR E O LAUDO BIOPSICOSSOCIAL, disponível na plataforma Hotmart. Saiba mais em ibee.com.br .

A figura do profissional nas Equipes Multiprofissionais tem sido efetivamente um suporte socioemocional para a saúde mental, resultando nos bons índices de aprendizagem do alunado piauiense. Em meio ao cenário de propor o autocuidado, refletir sobre dores, angústias e o bullying, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) está atenta à demanda dos serviços de acolhimento e acompanhamento das vulnerabilidades socioemocionais.

 “A presença do psicólogo no espaço escolar é importante e necessária, pois este profissional promove o bem-estar socioemocional da comunidade escolar. Através da identificação de queixas e situações adversas, o psicólogo busca as múltiplas causalidades, pois ele entende que a escola funciona de maneira sistêmica, ou seja, um problema específico pode acabar atingindo todo o subsistema e as pessoas que fazem parte dele. O psicólogo escolar busca escutar, acolher e incentivar os alunos, pais, professores, gestores e demais funcionários a participarem ativamente da construção de um espaço escolar de qualidade e saudável para todos que compõem o sistema”, esclareceu a profissional.

Os estudantes têm acesso aos profissionais da psicologia, através das equipes multiprofissionais de cada Gerência Regional de Ensino. Tais profissionais desenvolvem projetos nas escolas jurisdicionadas às GRES, além de realizar escutas e encaminhamentos à rede protetiva (saúde, assistência e segurança) quando necessário.

“É importante ressaltar que os psicólogos das equipes multiprofissionais não realizam atendimento clínico, a prática dos 41 psicólogos (GRES/UGIE/UNEA) possui um viés pedagógico com foco nas ações preventivas”, informou a psicóloga.

O acompanhamento escolar, no formato de caravana, envolve a ‘Educação Pela Vida’, que busca sensibilizar a comunidade escolar para a importância da valorização da vida, trabalhando três eixos: arte-educação; articulação da rede protetiva, capacitação dos comitês escolares de mediação de conflitos e oficina da vida. Além de escutas qualificadas com psicólogos e assistentes sociais.

As escolas recebem, ainda, a capacitação presencial com as equipes multiprofissionais de todas as GREs visando à melhoria do Clima Escolar, trabalhando as práticas do psicólogo, assistente social, psicopedagogo e apoio jurídico no contexto escolar.

Fonte: G1/PI, acesso em 30/08/22


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