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16 jul 25 08:28

PEI na escola: como o planejamento individualizado evita a evasão e fortalece a inclusão

A inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular é um direito garantido pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE-PEI), aprovada em 2008. Essa política estabelece diretrizes para que alunos com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades participem ativamente das atividades escolares em salas comuns, com suporte especializado sempre que necessário.

Para assegurar esse envolvimento de forma eficaz, foi criado o Plano Educacional Individualizado (PEI), uma ferramenta pedagógica essencial no processo de inclusão. Elaborado pelos professores com base na observação e avaliação do estudante, o PEI reúne informações sobre suas necessidades, potencialidades e as barreiras enfrentadas no ambiente escolar.

“O PEI é essencial para crianças com deficiência, especialmente em mudanças de turma ou escola. Mais do que boletins ou relatórios, ele registra toda a trajetória educacional do aluno, garantindo continuidade no atendimento e nas estratégias de inclusão”, explica especialista em aprendizagem e alfabetização.

 O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um recurso pedagógico que, diferentemente de um laudo médico, propõe um planejamento personalizado com estratégias adequadas às necessidades de cada aluno. Ele contribui para a permanência, o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes. Com a homologação do Parecer 50, é importante destacar que o PEI também pode ser utilizado por alunos com dificuldades de aprendizagem, mesmo sem laudo, ampliando seu alcance e efetividade.

De acordo com dados do Governo Federal, o Brasil registrou, em 2023, mais de 1,7 milhão de matrículas na educação especial, um aumento de 41,6% em relação a 2019. A maioria desses estudantes possui deficiência intelectual, seguidos por aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência física.

“O crescimento dessas matrículas reforça a urgência de implementar práticas pedagógicas inclusivas e planejadas. O PEI é uma peça-chave para que o direito à educação seja plenamente exercido com equidade, dignidade e qualidade”, afirma ela.

 

Fonte: Segs, acesso em 16/07/25


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