Notícias
02 ago 23 08:25

Em vídeo, Dr. Ricardo Furtado comenta sobre aumento das mensalidades escolares para o ano de 2024

Um vídeo apresentado pelo Dr. Ricardo discutiu uma matéria divulgada na rede de informação sobre o aumento das mensalidades escolares, com previsão de reajuste acima da inflação. Segundo a matéria do Jornal da Record em 27/7/2023, as escolas particulares já estão calculando os aumentos para o próximo ano, chamando a atenção dos pais para se prepararem financeiramente.

O levantamento realizado em 10 estados brasileiros mostrou que as escolas estão planejando aumentos bastante distintos: um terço delas planeja aumentar entre 3% e 7%, quatro em cada dez escolas planejam um aumento de 7% a 10%, e três em cada dez escolas planejam um aumento entre 10% e 12%.

Existem diferentes argumentos para justificar esses aumentos tão variados. Alguns alegam que os reajustes são necessários para cobrir os gastos com investimentos em segurança, como a implementação de portões com detectores de metais. Outros apontam para a perda de alunos como reflexo da pandemia, o que impactou a receita das escolas.

No entanto, é importante considerar o impacto da Reforma Tributária nos custos das escolas. Dependendo do percentual do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) a ser estabelecido pelos parlamentares, as instituições de ensino poderão estar pensando em repassar além do aumento da carga tributária, que pode variar de 1,35% a 2,15%, no aumento da inflação que estava estimado pelo IPCA em 5,06 para 2023 mais os investimentos.

Pensando, no aumento de carga tributária em 2,15, mais a inflação de 5,06, o aumento das escolas em torno de 7,21% por cento não seria nenhum exagero. Entretanto, é válido ressaltar que existe um prazo de transição previsto na Reforma Tributária para o aumento da carga de tributos. Assim, antes de definir os valores das anuidades, as escolas devem se preparar de forma planejada para lidar com a nova realidade, com o fim de não pomoverem uma evasão em massa das escolas privadas para as públicas.

Por fim, a variação nos percentuais de reajustes apresentados no levantamento da Tv Record pode indicar que algumas escolas estão se antecipando à Reforma Tributária e planejando seus custos com base nas diretrizes previstas na reforma.

Em caso de dúvidas sobre como proceder diante da Reforma Tributária para estabelecer os valores das anuidades para o período letivo de 2024, é importante que os gestores participem do sistema de matrículas 2024 para tomarem decisões certas.

 

 

 


Leia mais: Projeto de Lei 1876/23 torna obrigatória divulgação na mídia de incidentes de segurança com dados pessoais