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17 set 25 08:00

Comissão aprova comunicação aumentativa para estudantes com dificuldades de fala

Projeto de lei garante estratégias de comunicação alternativa nas escolas brasileiras

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2061/25, de autoria da deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), que assegura o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para estudantes que enfrentam dificuldades para se comunicar por meio da fala, escrita ou gestos.

O que é a Comunicação Aumentativa e Alternativa?

A proposta define a CAA como um conjunto de estratégias desenvolvidas para complementar ou substituir a comunicação verbal tradicional. Entre os recursos incluídos estão:

  • Cartões de comunicação
  • Sistemas de troca de figuras
  • Fala sinalizada
  • Outros meios auxiliares adaptados às necessidades individuais

Aprovação e justificativa

A relatora do projeto, deputada Franciane Bayer (Republicanos-RS), recomendou a aprovação da proposta, destacando que a comunicação alternativa é fundamental na educação inclusiva.

“É um significativo avanço na legislação nacional e que deve ser acatado. O reconhecimento das necessidades dos estudantes deve ser acompanhado pela garantia do direito à aprendizagem”, afirmou Bayer.

Impacto na legislação educacional

O texto propõe alterações importantes em duas legislações fundamentais:

  • Estatuto da Pessoa com Deficiência
  • Lei 12.764/12 – que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Benefícios para a educação inclusiva

Segundo a autora do projeto, deputada Maria Rosas, a medida representa um avanço significativo para:

  • Acesso de estudantes com necessidades comunicativas especiais
  • Permanência desses alunos no ambiente escolar
  • Aprendizado efetivo através de métodos adaptados
  • Fortalecimento de uma escola que valoriza a diversidade

Próximos passos legislativos

Para se tornar lei, o projeto ainda precisa passar por análise conclusiva nas seguintes comissões:

  1. Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência
  2. Comissão de Finanças e Tributação
  3. Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

Após aprovação nas comissões, a proposta seguirá para votação na Câmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado Federal.

Importância para gestores escolares

Esta aprovação representa um marco importante para diretores e gestores de escolas privadas, que precisarão se preparar para implementar essas estratégias comunicativas, garantindo que suas instituições estejam em conformidade com a futura legislação e oferecendo verdadeira inclusão educacional.

Fonte: Agência Câmara de Notícias – 16/09/2025


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