Notícias
13 fev 25 11:41

Com “perplexidade”, escolas particulares repudiam fala de Presidente da República

Sindicato de escolas particulares criticam as declarações do chefe do Palácio do Planalto sobre os prefeitos que fazem propaganda da educação e saúde, mas não usam os serviços. A manifestação do petista aconteceu na segunda-feira (10/2).

Entenda o caso:

Presidente criticou, em discurso, prefeitos cujas famílias não utilizam serviços públicos de saúde e educação.

“Você chega em uma cidade e pergunta: ‘prefeito, como é que está a educação?’ ‘Está maravilhosa. A educação aqui é fantástica’. ‘Prefeito, como é que está a saúde?’ ‘A saúde aqui é fantástica’. Aí você pergunta: ‘seu filho estuda na escola fantástica?’ ‘Não’. O filho dele está em uma que não presta, [a] particular”, pontuou o presidente.

“Eu digo que esse país só vai dar certo o dia em que a classe média voltar para a escola pública. E só vai voltar para a escola pública quando ela melhorar”, completou o presidente da República em discurso.

Depois da manifestação, sindicato manifestou “perplexidade” com as declarações de Lula. “A declaração desconsidera o papel fundamental que essas instituições de ensino [particulares] desempenham na educação brasileira, complementando o sistema público e oferecendo educação de qualidade para milhões de famílias de diferentes realidades socioeconômicas”, enfatizou o presidente do sindicato.

Ainda sobre o tema, complementou que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 demonstram o papel acadêmico das escolas particulares, com boas notas nas áreas como redação, ciências humanas e matemática. Além disso, destacou que os ex-alunos das instituições particulares também possuem uma boa inserção no mercado de trabalho.

As manifestações de Lula aconteceram durante a cerimônia de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.


Leia Mais: Novo Plano Nacional de Educação será foco do Senado em 2025