Centro de Estudos da Câmara discute uso da pedagogia restaurativa no combate à violência nas escolas
Até abril deste ano já haviam sido registrado 24 ataques a escolas
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados debate, nesta terça-feira (24), a contribuição da pedagogia restaurativa no enfrentamento à violência nas escolas.
A audiência será realizada a partir das 16 horas, no plenário 16, a pedido dos deputados Reimont (PT-RJ), Professora Goreth (PDT-AP), Jorge Goetten (PL-SC).
Veja quem foi convidado para falar sobre o assunto.
Pedagogia restaurativa, segundo Professora Goreth (PDT-AP), é a metodologia que promove a paz por meio de uma abordagem educacional focada em construir relações saudáveis e na resolução de conflitos priorizando o diálogo e a empatia.
A deputada afirma que a crescente preocupação com a violência nas escolas Brasil tem suscitado a necessidade de se fazer um debate multidisciplinar. Goreth acrescenta que o Amapá, tem uma exemplar iniciativa de promoção da cultura da paz alicerçada na teoria da pedagogia restaurativa.
O combate à violência escolar é tema de um estudo em andamento no Cedes da Câmara e é relatado pelo deputado Da Vitória (PP-ES).
Nesta segunda-feira (23) um adolescente de 16 anos matou a tiros uma estudante e feriu outras duas na Escola Estadual Sapopemba, em São Paulo. O atirador era aluno do colégio e teria atirado contra os colegas por sofrer bullying. Ele foi apreendido pela Polícia Militar.
O que é o Cedes
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise e discussão de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do Brasil.
Desde sua instalação, em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes.
O colegiado é composto por 23 parlamentares e presidido pelo deputado Da Vitória.
Fonte: Agência Câmara de Notícias, acesso em 24/10/2023
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