Comissão vai debater abordagem de “infâncias e adolescências invisibilizadas” no Plano Nacional de Educação
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública na quarta-feira (25) para debater a abordagem que as “infâncias e adolescências invisibilizadas” deverão receber no Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos 10 anos.
A autora do requerimento para a realização da audiência é a deputada Luizianne Lins (PT-CE). “O Brasil é marcado por profundas e complexas desigualdades que se sobrepõem, exigindo que políticas públicas efetivas levem em consideração os desafios específicos e concretos enfrentados por grupos politicamente minorizados”, justificou.
Articulação
A deputada lembra que diversas entidades ligadas aos direitos humanos de crianças e adolescentes se articularam para cobrar o atendimento da população mais vulnerável.
“A partir dessa articulação, foram produzidos nove cadernos, com recortes de raça, gênero, território, condições socioeconômicas, educação e ao trabalho infantil, visando a prevenção e o combate à violação de direitos, especialmente de crianças e adolescentes que fazem parte de segmentos historicamente marginalizados e que se tornam invisíveis ao Estado brasileiro”, concluiu.
O PNE atual encerra sua vigência no ano que vem. Confira reportagem do Senado sobre a execução de suas metas.
Fonte: Agência Câmara de Notícias, acesso em 23/10/23
Leia Mais: Aprovado direito de pais tirarem férias no mesmo período do recesso escolar do filho com deficiência