As transformações trazidas pela inteligência artificial no mercado de trabalho
A Inteligência Artificial veio para acelerar os processos e compromissos que assumimos no dia a dia. Ela nos ajudará a realizar muitos trabalhos que demorávamos meses ou até anos para serem entregues. Muitas profissões serão substituídas com a chegada da inteligência artificial e também deixarão de existir. Você está acompanhando esta mudança que está batendo na nossa porta? Sua profissão está correndo o risco de não mais existir? Precisamos estar antenados a todas as mudanças que surgem neste mundo tão globalizado. No auge da pandemia, quem já estava surfando nas redes sociais realizou grandes negócios, venderam seus cursos online e se tornaram milionários enquanto grande parte da população estava aprendendo a ligar o celular para assistir uma live ou participar de uma. Faz sentido para você?
Atualmente, as empresas são capazes de permitir que seus colaboradores trabalhem do outro lado do mundo porque compreendem que um profissional focado e comprometido com o trabalho que executa só precisa de um computador e uma internet para realizar sua função. Dependendo do trabalho realizado, é necessário apenas um celular nas mãos. O mundo mudou depois da pandemia. É muito mais acelerado, mas trouxe grandes vantagens porque podemos trabalhar com muito mais flexibilidade de espaço geográfico e com muito menos despesas para as empresas.
Inclusive, muitas empresas quebram porque não estão abertas a acompanharem a mudança do mundo. Podemos exemplificar as lojas de locação de vídeos. Dependendo da sua idade, você vai lembrar que alugávamos fitas de vídeo nas locadoras para assistirmos filmes. Hoje temos aplicativos em que você pode adquirir uma assinatura e poderá assistir filmes ou séries sem sair de casa. Podemos contar até com a ajuda da “Alexa” se não quisermos usar o controle remoto da TV. Todo esse avanço tecnológico é incrível quando bem utilizado.
Há muito conteúdo gratuito e relevante que podemos usufruir nas redes sociais, sem esquecer, contudo, que as crianças não têm maturidade para usar e usufruir de todos os benefícios que a tecnologia pode trazer para os adultos que são maduros emocionalmente.
Precisamos ficar atentos com nossas crianças neste novo mundo. Qual tem sido sua postura diante da inteligência artificial? Está acompanhando as mudanças? Acredita que a inteligência não irá comprometer sua vida profissional? O quanto está comprometido(a) em resguardar as crianças?
Te convido a pensar sobre isso.
Cátia Araújo – Bacharel e licenciada em Psicologia, Terapeuta, Coach Palestrante, doutoranda em Psicanálise.”
Leia Mais :Comissão debate capacitação de acompanhantes para pessoas com autismo em escolas