COMISSÃO QUER PROFESSORES FORMADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Comte Bittencourt (PPS), anunciou que o projeto de lei 3002/14, que determina que os conteúdos curriculares da disciplina educação física no ensino infantil, fundamental e médio devem ser ministrados exclusivamente por profissionais da área, licenciados em nível superior, será votado em plenário na próxima quarta-feira (9/12). A informação foi divulgada durante audiência pública da comissão realizada nesta quarta-feira (2/12), na Alerj. O projeto é de autoria do deputado estadual Gustavo Tutuca (PMDB), licenciado para assumir o cargo de secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva!
De acordo com professores que compareceram à reunião na Alerj, muitas instituições de ensino, públicas e privadas, estão colocando professores de fora da área para lecionar a matéria. Segundo o vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1), Roberto Correia, a prática de atividades físicas por crianças é fundamental para o seu desenvolvimento motor e deve ser conduzida e orientada por profissionais qualificados: “A ausência de profissionais de educação física, principalmente na educação infantil, pode deixar lacunas na formação das crianças, que não serão preenchidas depois. A aprovação desta lei não é uma questão corporativa, mas de qualidade de ensino”, disse Roberto.
O subsecretário de Esporte e Eventos da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Cyro Delgado, afirmou que o professor de educação física é um dos maiores motivadores da prática esportiva de crianças e precisa ser valorizado: “A aprovação da lei dará mais força para esses profissionais, que são responsáveis pela formação não só de atletas, mas de cidadãos saudáveis”, disse Cyro.
O representante da Frente Parlamentar da Educação Física, professor Sérgio Tavares, declarou que a aprovação e sancionamento da lei, ainda em 2015, podem trazer grandes avanços para 2016: “Nós já sabemos o posicionamento favorável da Casa, então esperamos que o projeto vire lei o mais rapidamente possível. Temos o direito de estar com nossos alunos, nós estudamos e nos formamos para isso”, afirmou Sérgio.
Para o deputado Comte Bittencourt (PPS), a reivindicação dos profissionais de educação física é mais do que justa: “A demanda é urgente, e por isso já combinamos com o presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB), que a pauta entrará na ordem do dia da próxima quarta-feira (9/12)”, concluiu Comte.
Fonte: ALERJ
Leia também: VALOR DE HORA-AULA PARA PROFESSOR-ORIENTADOR DE ESTÁGIO DEVE CORRESPONDER AO VALOR DA AULA DE PROFESSOR