Notícias
02 jul 25 09:29

Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência debate literatura acessível

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência  da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (1º), audiência pública sobre literatura acessível no Brasil. O debate atende a pedido da deputada Erika Kokay (PT-DF), e será realizado a partir das 10 horas, no plenário 13.

Segundo Erika Kokay, fazer literatura acessível não é apenas adaptar conteúdos já prontos, mas pensar, desde a origem, obras que reflitam a diversidade dos sujeitos leitores, com e sem deficiência.

“Essa abordagem exige políticas públicas integradas que incentivem autores, editoras, escolas e bibliotecas a produzir e disponibilizar livros acessíveis como regra, e não como exceção”, disse a deputada.

Uma das pessoas convidadas para a audiência é Carina Alves, fundadora do projeto Literatura Acessível e do Instituto Incluir. Em 2022, ela recebeu prêmio internacional de alfabetização da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A série de livros do Literatura Acessível traz, entre seus protagonistas, uma menina que perdeu a perna, um menino que desenha com os pés e a princesa que tinha um cromossomo a mais.

Fonte: Agência Câmara de Notícias, acesso em 02/07/25


Leia mais: Agora é lei: outras deficiências são incluídas na lei de diretrizes de acessibilidade