Notícias
06 fev 25 10:20

Petição contra proibição de celulares nas escolas ultrapassa 1,5 milhão de assinaturas em uma semana

Neste ano de 2025, foi sancionada uma lei que proíbe celulares na escola do Brasil. Apesar de ter apoio de 86% dos brasileiros, segundo pesquisa, também há várias pessoas contrárias à decisão. Ao menos, é o que mostra uma petição online contra o banimento dos aparelhos dentro das instituições de ensino.

O abaixo-assinado foi feito por professor e influenciador nas redes sociais. Ele agora já passa de 1,5 milhão de assinaturas de pessoas que concordam com o documento.

O documento virtual pede uma revisão da nova norma, para que sejam feitas mudanças que não proíbam por completo os celulares nas escolas, e sim haja uma “regulamentação pedagógica e gradual”, inclusive com integração da tecnologia no ensino. Um dos argumentos para isso se trata da falta de estrutura das escolas para o armazenamento dos dispositivos.

A sugestão do professor ainda inclui “atividades de conscientização e prevenção ao cyberbullying”, bem como outras ações que ajudem os estudantes na hora de detectar golpes online e Fake News.

Vale destacar que a Lei Federal 15.100, que decretou a proibição dos smartphones em unidades de ensino, já prevê a utilização deles em algumas atividades pedagógicas e didáticas, bem como a liberação de uso para acessibilidade ou inclusão.

Contudo, o Ministério da Educação descartou qualquer chance de alterações na legislação e reforçou que as escolas possuem autonomia para a estratégia de implantação da regra até o começo do ano letivo.


Leia Mais: Novo Plano Nacional de Educação será foco do Senado em 2025