Descrição
Esta obra apresenta questões práticas relacionadas ao Ensino Inclusivo, visando a orientação no trato com o esse segmento e como as escolas devem, no dia a dia, atender a inclusão escolar. No curso do estudo, é realizado, pelo
Dr. Ricardo Furtado, uma distinção entre Educação Inclusiva e Ensino Inclusivo.
No dizer do jurista, Educação Inclusiva tem um aspecto mais amplo que Ensino Inclusivo, desta forma a escola deve adotar, em seus contratos e documentos, a expressão composta Ensino Inclusivo.
Outras questões interessantes são tratadas no presente estudo, tais como:
alunos que necessitam de acompanhamento individualizado; a escola como parte do sistema educacional deve favorecer o ingresso e permanência do aluno com necessidades especiais; Plano de Atendimento Educacional
Individual: meio necessário para evitar ações de indenizações; o afastamento provisório de alunos com necessidades especiais com comportamento agressivo e indisciplinado utilizado como sinônimo de ensino inclusivo; diferença entre mediador e profissional de apoio, além de um caso concreto de aluno com síndrome de asperge.
O autor trata do Ensino Inclusivo não apenas como socialização, mas com a atenção que deve ser dada ao desenvolvimento da personalidade do ser humano, visando uma inclusão que possibilite uma inclusão consciente, sem colocar, inclusive, em risco não só a pessoa com necessidade especial, como todos os integrantes do grupo escolar.
Avaliações
Não há avaliações ainda.