Notícias
03 ago 21 06:20

SÓ 10% DE ESCOLAS PRIVADAS RETOMAM ENSINO MÉDIO PRESENCIAL EM MG

 

Após um 2020 sem aulas presenciais, agosto começou com ritmo de fim de férias escolares para alguns estudantes da capital, que voltaram às salas de aula depois do recesso de julho nesta segunda-feira (2). A novidade do retorno são as aulas para o ensino médio, que estavam suspensas desde março do último ano. Mesmo com o retorno, porém, o cenário em frente a algumas escolas da capital, onde antes da pandemia se formavam grupos de pais e filas de vans escolares na hora da saída dos alunos, ainda não voltou ao habitual.

O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) estima que apenas 10% das escolas privadas que oferecem ensino médio na capital retornaram às atividades presenciais nesta segunda-feira, enquanto a maioria voltará ao longo da semana ou na próxima segunda, dia 9. Já nas escolas estaduais que oferecem ensino médio, apenas o terceiro ano poderá retornar, por ora, a partir desta terça (3).

As restrições do número de alunos por sala de aula e a carga horária reduzida dificultam o retorno imediato das particulares, segundo a presidente do Sinep-MG, Zuleica Reis. “Os protocolos da prefeitura abrangem da educação infantil ao ensino médio. Mas, no ensino médio, a logística que a escola precisa adotar para se adaptar é diferente. As turmas são grandes e, com o distanciamento de dois metros por aluno, algumas escolas teriam de fazer rodízio de turmas com seis, sete grupos. Uma pesquisa das escolas com pais mostra que 70% a 85% deles querem enviar os alunos para a sala de aula, no ensino médio”, diz.

Ela sugere que a prefeitura permita o distanciamento de no máximo 1,5m entre estudantes do ensino médio, para que as salas comportem mais estudantes. Outra alteração que sugere é a ampliação do tempo que os alunos da etapa de ensino podem permanecer em aula presencial — hoje, ele é de cinco horas diárias.

No Colégio Nossa Senhora das Dores, no bairro Floresta, na região Leste de BH, cerca de metade dos 60 estudantes do terceiro ano do ensino médio retornaram às aulas presenciais nesta segunda. Para que não fosse necessário fazer rodízio de turmas, a direção alocou os alunos no teatro da escola. A estudante Ananda Gomes, 18, está no terceiro ano e se diz aliviada por voltar ao ensino presencial. Ela relata que a maior parte dos alunos seguiu os protocolos de segurança definidos pela prefeitura e pela escola, mas que observou deslizes na volta às aulas. “Uma amiga mais nova veio me abraçar e eu já tive que dizer que não e cumprimentar só com o cotovelo. No ensino médio, temos mais essa autonomia de explicar para os amigos o que não podem fazer”, diz.

 


Leia também: PREPARANDO A ESCOLA PARA AS MATRÍCULAS 2022

 

Tags: