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26 jul 21 09:56

Novo ensino médio: a ordem é começar o novo formato em 2022, as escolas estão preparadas?

Com a publicação do Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio, feita em 14 de julho por meio da Portaria MEC nº 521/2021, o Brasil passa a ter prazos definidos — e apertados — para iniciar a implementação da nova proposta de ensino médio, aprovada em 2017.

A nova modalidade de ensino básico, e o alinhamento dos conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) demandam intensas mudanças nas redes de ensino de todo país.

Para a mudança, cada instituição de ensino deverá definir a Formação Geral Básica e propor um currículo, além de construir, ao menos, dois Itinerários Formativos, que serão feitos por disciplinas específicas.

De acordo com o Observatório Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio, apenas poucos estados concluíram todas as ações da construção curricular. Várias estão na revisão final dos documentos, que foram entregues aos conselhos estaduais para aprovação. O que forma um cenário positivo para o próximo ano.

No entanto, há ainda importantes detalhes a serem observados, como a publicação do regimento interno de cada escola para os ritos de ensino (matrículas e escolha dos itinerários), a formação de professores para o novo método, a renovação do material didático de acordo com os novos currículos e as parcerias para integrar as aulas com o ensino técnico.

Essa mudança poderá afetar a rede particular principalmente porque implicará em maiores investimentos em estrutura e profissionais habilitados para lecionar nesse novo conceito. Por outro lado, confere à instituição maior poder de barganha ao oferecer diferenciação em determinadas áreas.

Nesse cenário, existe uma grande possibilidade de qualificar ainda mais o ensino privado e manter no mercado apenas as instituições mais preparadas para oferecer ao aluno aquilo que ele deseja para seu futuro profissional.

 

Fonte: Correio Brasiliense, acesso em 26/07/21

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