COMO FUNCIONA AS COORDENAÇÕES DE TRABALHO NAS CÂMARAS TÉCNICAS CRIADAS PELO GOVERNO
O Ministério da Educação criou Câmaras Técnicas da Educação Básica para enfrentamento dos impactos da pandemia da Covid-19. As Câmaras terão como papel levantamento e a análise de dados bem como a elaboração de relatórios referentes às respectivas etapas e modalidade, de forma a subsidiar as redes de ensino e possibilitar o compartilhamento de informações confiáveis, inclusive para a avaliação quanto a impactos futuros.
Elas também poderão sugerir ações para a coordenação da atuação integrada dos Estados, do Distrito Federal e municípios no enfrentamento dos impactos da pandemia nas aprendizagens e na permanência dos estudantes; e assessorar o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação.
Segundo a portaria, as câmaras técnicas do MEC irão incluir planos de enfrentamento para a educação infantil, os ensinos fundamental e médio e a para o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Parte do trabalho dos grupos técnicos será auxiliar o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação, criando em março de 2020. O ministério estipula que as câmaras técnicas irão analisar os dados já coletados sobre a educação básica na pandemia, seja pelo MEC ou por instituições. Também irá mapear experiências e boas práticas pedagógicas para a sugestão de formas de enfrentamento aos impactos da emergência sanitária no Brasil. As câmaras técnicas serão formadas por representantes do MEC, da Secretaria de Alfabetização, da Secretaria de Educação Profissional e dos conselhos de educação. O trabalho não será remunerado.
Fonte: VGN Notícias, acesso em 09/08/21
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