ESCOLAS DE BH SOFREM REAJUSTE DE MENSALIDADE PARA 2020

Quem pretende matricular os filhos em uma escola particular no próximo ano, seja na educação infantil, ensino fundamental ou médio, deve preparar o bolso. O reajuste das mensalidades, que acontece todos os anos, pode chegar a 14,63% para 2020, cerca de cinco pontos percentuais a mais do que a alta máxima encontrada neste ano, que foi de 9,49%.

O aumento deve superar, e muito, o próprio índice geral da inflação no país. Segundo o IBGE,  a inflação acumulada entre dezembro de 2018 e novembro deste ano – o último dado disponível – foi de 3,27%

A reportagem pesquisou os valores das mensalidades de algumas das principais escolas particulares de BH  para o ano que vem e os comparou com os praticados neste ano. O reajuste mais baixo encontrado foi de 3,7% e o mais alto de 14,63%,

A presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), Zuleica Reis, explica que, não somente este ano, mas em todos os outros, o rejauste da mensalidades geralmente fica acima da inflação. A Lei 9.870/99, que regulamenta a forma de reajuste das escolas, não estabelece teto para o percentual, mas determina que as mensalidades só podem ser reajustadas por meio de uma planilha de custos.

“É nesta planilha que a escola vai colocar todo o custo operacional para o seu funcionamento, incluindo as melhorias pedagógicas que precisa implementar para o ano seguinte. Então, quando a escola aumenta a mensalidade além da inflação, é porque a planilha dela indica que, para que possa arcar com todo o custo de funcionamento de mais um ano, é preciso aplicar aquele índice”, esclarece. Isso inclui os salários dos professores, as despesas para o custeio mensal, como  luz e de água, além das melhorias pedagógicas. “Cada escola tem a própria planilha e por isso estes reajustes variam em cada instituição”, aponta.

Apresidente do Sinep destaca que nenhuma escola tem interesse em aumentos exorbitantes, porque se a instituição tem um aumento muito grande isso pode levar à perda de alunos.

Compartilhe isso:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícias e Matérias