ENSINO HÍBRIDO NÃO É TENDÊNCIA; ELE CHEGOU PARA FICAR!
A pergunta foi… e agora? Vamos selecionar o “Fake do que é Fato” e nos cuidar, ficando em casa e tomando todas as medidas preventivas para nos proteger e a quem amamos.
Neste momento de isolamento social, a primeira ideia foi de me atualizar a respeito da Educação a Distância, fazer alguns cursos, participar de lives (que sugiram na mesma velocidade do vírus), selecionar o que era confiável e procurar instituições sérias, como os Institutos Federais-IFS e o Mercado EAD.
A palavra é blended learning ou ensino híbrido. HÍBRIDO: significa misturado, mesclado, blended.
“A educação sempre foi misturada, híbrida. Sempre combinou com vários espaços, tempos, atividades, metodologias, públicos. Este processo, agora, com a mobilidade e a conectividade, é muito mais perceptível, amplo e profundo: é um ecossistema mais aberto e criativo. Podemos ensinar e aprender de inúmeras formas, em todo os momentos, em múltiplos espaços”.
(MORAN, 2015-p.27).
COMO PODEMOS MISTURAR?
Na Educação, esta mistura pode ser de várias formas:
- Várias áreas do conhecimento – Interdisciplinaridade;
- Metodologias – Atividades, projetos, games;
- Grupais; individuais;
- Colaborativas e personalizadas;
- Tecnologias híbridas; sala de aula invertida; presenciais e virtuais.
Outro aspecto importantíssimo é a comunicação afetiva. A partir dela, temos a oportunidade de conhecer as histórias de vida das pessoas e saber o propósito de cada um e, com o apoio das tecnologias digitais, podemos acolher, dar confiança e estabelecer uma aprendizagem significativa e engajadora.
“Se as pessoas são aceitas e consideradas, tendem a desenvolver uma atitude de mais consideração em relação a si mesmas”
(Rogers, 1992, p.65)
A aprendizagem construída e equilibrada acontece em um processo contínuo e intenso entre comunicação individual ou coletiva, com todos motivados, dialogando, elaborando e ressignificando multiculturalmente, estarão produzindo novos conhecimentos e sínteses.
A aplicação do ensino híbrido traz alguns benefícios:
Todos sabemos que o ensino híbrido ainda está em construção e que todas essas mudanças caíram de paraquedas no colo dos Educadores, Gestores, alunos e famílias que agora começaram a entender que precisam se UNIR. Antes, parecia ser só papel da Escola e dos professores (o que podia trazer resistências e dificuldades na implementação), mas, agora, tornou-se papel de TODOS.
Infelizmente, nem todas as pessoas estão inseridas tecnologicamente e isso pode ser um fator de dificuldade para o avanço da metodologia. Como somos criativos e sabemos lidar com dificuldades, faremos “do limão uma limonada”, em prol da Educação e dos nossos alunos.
Fonte: G1, acesso em 29/08/21
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