COMITÊ CIENTÍFICO DA PREFEITURA DO RIO SUGERE A VOLTA DE MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Entre as medidas sugeridas estão o fechamento de escolas e proibição de banhistas em praias.
O Comitê Científico da Prefeitura do Rio, formado para analisar a situação da pandemia de Covid-19, sugeriu após reunião nesta quarta-feira (2) o retorno de medidas de isolamento social na cidade para conter o crescimento do número de casos. A Prefeitura ainda não se pronunciou sobre a sugestão.
Entre as medidas sugeridas estão o fechamento de escolas, proibição de banhistas em praias, proibição de aglomerações, fechamento mais cedo de bares e restaurantes e aumentar a fiscalização em estações do BRT e Metrô para que efetivamente o uso de máscaras se torne obrigatório.
Nesta quarta-feira (2), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 3.415 novos casos da doença. Esse foi o segundo dia seguido com mais de 3 mil novos casos registrados.
O Rio de Janeiro também contabilizou 81 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. No total, são 361.397 casos e 22.764 óbitos no RJ.
No dia 19 de outubro, 45 pacientes aguardavam internação — 30 precisavam de UTI.
Nesta quarta-feira (2), o número saltou para 456 pacientes — sendo 242 de UTI.
Rede particular
Já nos hospitais particulares da cidade do Rio, a taxa de ocupação para Covid-19, na última terça-feira (1°), era de quase 100%. As UTIs na capital estavam com 98% das vagas ocupadas.
Segundo o médico Graccho Alvim, diretor da Associação de Hospitais do Estado (Aherj), algumas redes chegaram a suspender exames e cirurgias eletivas para dedicar mais leitos para a Covid-19. Outros estão trabalhando acima da capacidade e pretendem aumentar o número de vagas.
“Na capital, a gente tem aquele leito de paciente que tem alta ou ele precisa ser transferido para outra unidade. Muitas das vezes o plano de saúde não comporta aquele determinado hospital e ele precisa ser transferido para uma outra unidade. Algumas redes já suspenderam cirurgias eletivas e alguns exames eletivos também até para dedicar esses leitos para Covid”, explicou Graccho Alvim.
Testagem em massa no RJ
O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou nesta quarta que o plano de testagem em massa da população do estado terá início na próxima sexta-feira (4). De acordo com as autoridades, a ideia é testar um número maior de pessoas com sintomas da Covid-19.
Nesse início, os exames serão concentrados em três unidades de saúde, duas em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e outra em Volta Redonda, Sul do RJ.
O Estado pretende, em breve, ampliar o programa para outras três unidades em regiões onde houve aumento de casos de Covid-19.
Locais de testagem:
- Hospital Estadual Alberto Torres (São Gonçalo);
- UPA Colubandê (São Gonçalo);
- Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns (Volta Redonda)
As pessoas que quiserem fazer seu agendamento deverão baixar o aplicativo do ‘Dados do Bem’, realizar um cadastro e responder a um simples questionário de autoavaliação.
A partir dos dados fornecidos, a ferramenta poderá indicar a possibilidade da pessoa estar infectada pelo novo coronavírus.
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro