Notícias
14 jun 21 08:00

CERCA DE 200 ESCOLAS DO CEARÁ PARTICULARES RETOMAM AULAS PRESENCIAIS NO ENSINO MÉDIO NA PRÓXIMA SEGUNDA

Cerca de 200 escolas particulares devem retomar o ensino presencial para alunos do ensino médio na próxima segunda-feira, 14. O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) tem mais de duas centenas de associados e “praticamente todos” devem voltar as aulas presenciais logo após liberação anunciada nesta sexta-feira, 11.

Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva!

O governador Camilo Santana (PT) anunciou no começo desta tarde autorização para retomar aulas presenciais em todas as séries das escolas do ensino médio. A decisão foi tomada hoje pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, segundo o chefe do Executivo estadual. Antes, o ensino presencial estava permitido para turmas até o 9º do Ensino Fundamental.

Conforme Henrique Soarez, um dos diretores do Colégio 7 de Setembro e coordenador da força-tarefa pela volta às aulas presenciais do Sinepe, afirma que a grande maioria das escolas deve retornar ao modo presencial. “A gente já estava esperando isso há um mês. São 452 dias em que o ensino médio ficou sem aula presencial. Essa demora pegou a gente de surpresa. O outro lado da moeda é que a gente já estava com tudo pronto”, afirmou.

Ele detalha que algumas escolas irão utilizar diversos espaços das unidades, como laboratórios, auditórios e bibliotecas, para que haja cumprimento das regras. “Os últimos decretos vêm com o percentual de capacidade da sala. Estamos procurando espaços ventilados. Além do distanciamento, a coisa mais importante é a ventilação”, diz sobre as medidas para evitar o contágio da Covid-19.

As famílias ainda têm o direito de decidir se os alunos voltam a assistir as aulas nas escolas ou se continuam participando de casa. “Vamos utilizar essas duas semanas e meia até o final do semestre. Se a autorização não viesse agora, a gente ia passar o mês de julho todo no suspense. Vamos ter tempo de acolher os alunos de volta, ver algum tipo de problema que não conseguimos detectar pela câmera”, acrescentou.

A liberação das aulas presencialmente tem sido tema de impasse entre categoria de profissionais da educação e instituições de ensino particular. Os danos causados pelo ensino remoto e o risco de contaminação diante da pandemia do coronavírus são pontos levantados por quem é a favor e contra, respectivamente.

Fonte: O Povo Online, acesso em 13/06/21

 


Leia também: GOVERNADOR/RS DEVERÁ SER PRESSIONADO A VETAR LEI DO ENSINO DOMICILIAR

 

Tags: