Câmara discute desafios da aprendizagem de matemática no novo PN
Debate ganha destaque após dados apontarem estagnação
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (13) uma audiência pública para discutir a aprendizagem de matemática e seu papel no novo Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024–2034. O tema ganha relevância diante dos recentes resultados do PISA, que evidenciam a estagnação no desempenho dos estudantes brasileiros nessa disciplina.
Os deputados Professora Goreth (PDT-AP) e Rafael Brito (MDB-AL), autores do pedido de audiência, alertam que o ensino de matemática não recebeu a devida atenção na proposta do novo PNE. Para eles, a matemática deve ser tratada como eixo estruturante das políticas educacionais. Neste sentido, Professora Goreth chama a atenção para o fato de o texto do plano não mencionar a palavra “matemática” em nenhuma das metas ou estratégias para a educação básica. Além disso, ela observa: “Os dados do Ideb indicam que apenas 5% dos estudantes concluem o ensino básico com aprendizado adequado em matemática, percentual estagnado desde 2011.”
Dessa forma, Rafael Brito reforça que o baixo rendimento em matemática impacta diretamente a equidade, a empregabilidade e a capacidade de inovação do País. Segundo ele, o desafio de melhorar o ensino matemático é urgente: “A matemática é um dos maiores obstáculos da educação básica brasileira e exige atenção imediata para garantir avanços sociais e tecnológicos.”
Audiência busca soluções para ensino mais efetivo
Assim, durante o debate, especialistas, representantes do governo e da sociedade civil vão analisar estratégias para fortalecer o ensino de matemática no novo PNE. Eles também vão propor metas que promovam a aprendizagem efetiva e superem o histórico de baixos resultados observados nos últimos anos.
Serviço
- Audiência pública: Aprendizagem de matemática e novo Plano Nacional de Educação
- Data: Quarta-feira, 13 de agosto de 2025, às 16h30
- Local: Plenário 16 da Câmara dos Deputados
- Como participar: Evento aberto ao público
Fonte: Agência Câmara de Notícias, acesso em 13/08/25
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