Notícias
29 ago 23 11:56

Apresentação em escola causa revolta, indignação e repúdio no Prefeito do Rio Eduardo Paes

O prefeito Eduardo Paes reagiu com indignação a uma apresentação de escola com o funk intitulado “Cavalo ficou tarado” que foi realizada para crianças e adolescentes em um Ciep, na Cidade Deus, na Zona Oeste. O pronunciamento do prefeito ocorreu nesta segunda-feira (28) após repercussão do vídeo que mostra uma mulher com máscara de cavalo ‘galopando’ em um homem no pátio da instituição na frente dos alunos

De acordo com o prefeito, o vídeo é absurdo e inapropriado para o ambiente escolar. “Queria entender o que se passa na cabeça de alguém que acredita que isso possa ser apresentado para crianças. Eu reagi como qualquer pessoa lúcida que vê essa gravação, com muita indignação e repúdio”, disse.

Paes reforçou também que vai endurecer o controle sobre qualquer atividade realizada nas escolas municipais. “A criança está na escola para estudar, aprender, desenvolver habilidades. Nós vamos endurecer o controle sobre qualquer apresentação, atividades ou palestras feitas nas escolas municipais principalmente por esses grupos independentes para que isso não volte a acontecer. Eu não admito que a gente desperdice tempo e exponha crianças a esse tipo de conteúdo”, complementou.

O prefeito ainda informou que o grupo está proibido de se apresentar em qualquer instituição de ensino. “Se houver qualquer recurso público envolvido vai ter que ser devolvido porque a prefeitura só autoriza atividades de classificação livre na escola. Aliás, mais uma má fé desse grupo que se apresentou à direção da escola como se esse absurdo fosse de classificação livre”, explicou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que repudia completamente a apresentação que foi realizada por esse grupo independente no Ciep. De imediato, também já foi proibida qualquer apresentação do grupo nas unidades da rede municipal. Além de ser aberta uma sindicância.

“O grupo agiu de má fé e encaminhou diretamente para a escola uma proposta de espetáculo com classificação livre, ou seja, para todas as idades. Conteúdo, no final da apresentação, exibiram conteúdo completamente inadequado para as crianças. A Secretaria reforça que é a favor de manifestações artísticas culturais, mas que sejam apropriadas para o ambiente escolar e de acordo com a faixa etária”, disse em comunicado.

Fonte: O Dia, acesso em 29/08/23

 

O IBEE corrobora na ideia de observar com antecedência o conteúdo a ser apresentado nas escolas diante desse ocorrido. O objetivo é evitar a repetição de situações indesejadas. O tempo dos alunos não deve ser desperdiçado nem expô-los a conteúdos inadequados. Essa postura visa assegurar um ambiente educacional de qualidade, onde o ensino seja o principal enfoque e os estudantes possam se concentrar em seu desenvolvimento acadêmico.

 


Leia Mais: Projeto de Lei 1174/23 propõe proibição de privilégio a candidato em razão da orientação sexual em seleção para estágio estudantil