Notícias
30 mar 23 08:00

Projeto de Lei 1446/23 propõe a instalação de detectores de metais em escolas públicas e privadas

Um projeto de lei proposto na segunda-feira (27) pela deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) pode tornar obrigatória à instalação de detectores de metais em escolas públicas e privadas durante o horário de aula em todo o país. A medida, segundo a parlamentar, seria para barrar a entrada de armas nas instituições e evitar ataques como o ocorrido em São Paulo, que vitimou uma professora.

O projeto de lei nº 1446/23, apresentado na Câmara dos Deputados, também propõe a inspeção de pertences pessoais em aparelhos de Raio-X. Para a deputada, medida daria segurança aos professores, alunos e funcionários.

“É público e notório que os estabelecimentos de ensino vêm passando por uma onda de violência nunca antes vista. Professores, funcionários e os próprios alunos são agredidos com facas e até armas de fogo, entre tantos outros objetos”, disse Silvia Waiãpi.

No texto, a parlamentar cita que 5% do montante dos impostos e transferências do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) são destinados para a manutenção, segurança e desenvolvimento do ensino.

O projeto está em análise pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, na Câmara dos Deputados.

Quatro professoras e um aluno foram esfaqueados na manhã de segunda-feira (27) dentro da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, Zona Oeste da capital paulista, na hora da chamada. Uma das professoras, Elisabete Tenreiro, de 71 anos, teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital Universitário da USP.

Corpo de professora morta em ataque dentro de escola é velado na Zona Oeste de SP

O agressor, um aluno de 13 anos do oitavo ano na escola, foi desarmado por professoras, apreendido por policiais e levado para o 34° DP, onde o caso foi registrado.

 

Fonte: G1, acesso em  29/03/23


Leia Mais: A contratação de professor exclusivo nas escolas e a diferença entre educação especial e ensino inclusivo