Notícias
26 ago 22 14:05

Medidas Sanitárias/SP para prevenção e controle de Monkeypox em instituições escolares

A Prefeitura de São Paulo publicou, no dia 25 de agosto, um protocolo sanitário para prevenção e controle da MONKEYPOX. A varíola causada pelo vírus Monkeypox (MPXV) é uma doença zoonótica viral.  A transmissão se dá pelo contato: pele a pele com as lesões pustulares e crostas de uma pessoa infectada; com secreções respiratórias (saliva, gotículas produzidas durante a fala, espirro e tosse) e com fômites (roupas, lençóis, toalhas usadas por pessoas infectadas).

Neste momento, o risco de varíola para crianças e adolescentes no Brasil ainda é baixo. No entanto, os gestores devem estar preparados para responder possíveis perguntas de pais, funcionários e dos próprios alunos. Além disso, é importante estar atento e bem informado sobre quais são os cuidados necessários se houver algum caso na instituição.

Os casos suspeitos de varíola causada pelo vírus Monkeypox devem ser notificados de forma imediata as autoridades locais, por se tratarem de eventos de saúde pública.

O PROTOCOLO ESTÁ EM ANEXO


Leia Mais: A Educação Inclusiva, os Planos de Saúde, e as liminares que surgem para obrigar os planos de saúde ao pagamento das parcelas de anuidades no atendimento individual pelas escolas

Tags: