Notícias
24 set 21 06:00

AS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO CEARÁ ESTÃO AUTORIZADAS A MINISTRAREM AULAS COM 100% DE SUAS SALAS OCUPADAS

A medida foi anunciada pelo governador Camilo Santana, na última sexta-feira, 17, e passou a valer nesta segunda. Hoje também foi o início de mais uma etapa de retorno presencial para as escolas da rede municipal de Fortaleza.

“Nós iniciamos no dia 8 de setembro o retorno escalonado, em forma de revezamento semanal. Hoje, iniciamos a última etapa. Ao final da próxima semana, estaremos encerrando esse ciclo de início”, explica a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha.

Apesar da liberação de 100% dos estudantes ao modelo presencial, a secretária explica que será feita uma avaliação no início do mês de outubro para definição dos próximos passos nas escolas públicas da Capital.

“Encerrado esse ciclo, nós estaremos avaliando. O decreto governamental já liberou os 100%, nós vamos avaliar e, assim, a partir de 4 outubro estaremos divulgando a nova rotina”, comenta. Na avaliação da secretária, a retomada, iniciada no último dia 8, é positiva. Para Dalila, a alegria e a assiduidade nas aulas têm sido um marco do processo.

Antônio Silva, 12 anos, ficou quase dois anos longe da escola. Ele conta sobre a felicidade de voltar ao ambiente escolar. “Me sinto feliz por estar aqui. Eu estava com saudades. Gosto mais da biblioteca, gosto de ler, gosto de mangá. Estou feliz e ansioso”, relata.

Na escola particular, o processo de retomada também é visto com bons olhos pelos pais e pelos próprios estudantes.

O decreto estadual anunciado na última sexta-feira, 17, prevê que as escolas devem manter a opção de ensino remoto aos estudantes que assim quiserem.

Antes da liberação total anunciada no dia 17, a última ampliação da capacidade dos alunos nas aulas presenciais foi anunciada pelo governador no dia 3 de setembro. Na ocasião, as instituições de ensino foram autorizadas a receber até 70% dos estudantes.

As medidas previstas no novo decreto possuem validade de 15 dias, ou seja, serão válidas entre o período de 20 de setembro até 5 de outubro.

Fonte: O Povo. Acesso em 23/09/21

 

Tags: