REDUÇÃO DE MENSALIDADES: PROPOSTA RECEBE 81 EMENDAS E SAI DE PAUTA
O projeto de lei 2.052/2020 recebeu 81 emendas dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) durante sessão plenária virtual nesta quarta-feira (13/05) e saiu de pauta. A medida determina a redução do valor das mensalidades das instituições privadas de ensino enquanto perdurarem os decretos do Governo do Estado que estabeleceu o plano de contingência do novo Coronavírus. Agora, as emendas serão analisadas em uma audiência pública na próxima terça-feira (19/05), antes da votação definitiva em plenário, que também deve acontecer na próxima semana.
A proposta já foi tema de duas audiências públicas virtuais. O projeto original determinava uma redução linear de 30% nas mensalidades, mas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já havia proposto modificações com a adoção de um critério de escalonamento de acordo com o número de alunos de cada instituição. O benefício também não seria concedido a quem estivesse inadimplente no período anterior à pandemia.
Presidente da Alerj e autor original da proposta, o deputado André Ceciliano (PT) destacou que o objetivo do projeto é garantir que pais e alunos que perderam renda durante a pandemia consigam pagar as mensalidades. “Não vai haver nenhuma imposição. Sabemos das dificuldades de pequenas escolas, por exemplo, e estamos realizando todos os debates. O objetivo é defender o consumidor e pessoas com menos poder aquisitivo que muitas vezes não têm voz”, afirmou Ceciliano.
Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Waldeck Carneiro (PT), defendeu a proposta, e explicou que produziu emendas para determinar um desconto progressivo com base no valor da mensalidade e margem de lucro das escolas e universidades. “O serviço contratado, a educação presencial, ou foi suspenso ou está sendo oferecido a distância. Por isso é preciso haver uma repactuação. Mas precisamos olhar o lado das instituições de ensino, para não tratar desiguais de forma igual. O sistema tem instituições que são conglomerados educacionais com lucros elevados, e também escolas de bairro, comunitárias, por isso é preciso diferenciar”, destacou.
O deputado Flávio Serafini (PSol), presidente da Comissão de Educação da Casa, afirmou que o objetivo é prevenir conflitos judiciais. “Depois de reuniões e de ouvir diversos segmentos que nos procuraram, inclusive a defensoria pública, fizemos emendas para estender o escopo do projeto, por exemplo, especificando o trancamento de disciplinas e a cobrança de algumas taxas. Também tratamos da mesa de negociações entre as escolas, os responsáveis e os alunos. A ideia é pacificar o tema e evitar que a única saída seja a Justiça”, concluiu.
Fonte: ALERJ
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